A indústria de papel e celulose conta com diversos processos, dos quais devem ser controlados de maneira precisa para que grandes problemas sejam evitados. Entre esses, podemos citar a medição de vazão mássica e a de densidade.
Para que os melhores e mais precisos resultados sejam obtidos, indicamos a aplicação de sistemas radiométricos. Você pode saber mais sobre eles e como são aplicados na indústria de papel e celulose neste post!
Conheça mais sobre os sistemas radiométricos!
Os sistemas radiométricos utilizam tecnologia nuclear em suas medições e são os mais indicados para plantas de produção na indústria de papel e celulose ao redor de todo o mundo. Eles conseguem monitorar processos críticos e melhorar a eficiência da produção sem que sejam afetados pelos desafios da medição.
Como é feita a medição com estes sistemas radiométricos?
A radiação gama emitida pelos equipamentos radiométricos é atenuada quando o produto passa por ela. Esta atenuação é registrada no computador central de controle. Desta forma, é possível realizar diversos tipos de medição, como a vazão mássica de cavaco de madeira, a medição de densidade da lama de cal, a densidade do licor e a vazão mássica de papel reciclado, por exemplo.
Medição sem contato
Todas as melhores e mais modernas soluções de medição disponíveis não fazem contato e não são intrusivas com os produtos que serão medidos.
As vantagens são:
- não há exposição ao meio do processo, portanto, o instrumento não é afetado por condições ácidas, cáusticas, abrasivas ou impregnantes;
- medição de vazão mássica de cavaco de madeira;
- livre de desgaste e manutenção;
- medição de umidade do cavaco de madeira;
- fácil de instalar em tubos e tanques;
- medição de altura de enchimento no digestor de polpa ou transportadores existentes;
- medição de densidade da lama de cal;
- menor custo de aquisição.
Para saber mais sobre a eficiência, performance e confiabilidade dos sistemas radiométricos e como não precisa ter medo de implementá-los em seu processo, entre em contato conosco!
Conheça, a seguir, os principais tipos de medição na indústria de papel e celulose!
Medição de vazão mássica de cavaco de madeira
A importância de controlar a quantidade de fibras que alimentam o tanque reside na otimização da função da caldeira. Quando uma balança radiométrica é utilizada, a vazão mássica do cavaco de madeira pode ser medida sem contato. A vantagem principal deste sistema é que a balança radiométrica não precisa ser recalibrada.
O sistema pode ser instalado em transportadores do tipo esteira, corrente, rosca ou qualquer outro tipo. Instalações posteriores em linhas de alimentação de caldeira existentes, são facilmente executadas.
Graças a esta medição, hoje é possível obter dados do processo em tempo real e online, da otimização da operação da caldeira e o balanceamento ideal de matéria-prima da caldeira.
Medição de densidade da lama de cal
Na regeneração dos insumos químicos da polpa, a lama de cal é formada como um subproduto. Diversas etapas de processos são seguidas para converter a suspensão novamente em óxido de cálcio (cal).
Durante estes processos, é importante possuir informação em tempo real sobre o conteúdo sólido e a densidade do leite de cal. Um sistema radiométrico é o ideal para esse tipo de aplicação, porque não entra em contato com o produto e não se desgasta.
Com um simples sistema de abraçadeira, a instalação é fácil, sem ser necessária a parada de processo. A alta precisão e a repetibilidade da medição ajudam a otimizar o processo de recuperação, enquanto o esforço para manter o sistema é mínimo ou inexistente.
Os benefícios desta medição estão:
- na informação sobre densidade e concentração de sólidos em tempo real;
- na melhoria do controle do processamento da lama de cal;
- na otimização do uso de reagentes, como os floculantes, levando à economia de material;
- na redução dos custos de operação.
Medição de densidade do licor
A recuperação e a regeneração dos insumos químicos da polpa e a queima do material orgânico dissolvido da madeira, são etapas críticas em uma planta de produção de papel e celulose. Uma medição precisa e com alta repetibilidade é absolutamente necessária para operar adequadamente nessa fase do processo.
A densidade do licor negro e do licor verde são medidas por sistemas radiométricos, dos quais são fixados por meio de abraçadeiras nos tubos, onde fornecem leituras altamente repetitivas.
A medição é feita sem contato, portanto, não é afetada pela alta temperatura e pelas propriedades químicas do licor. A instalação posterior em linhas existentes é facilmente executada e sem tempo de parada.
Os benefícios desta aplicação são:
- a informação em tempo real acerca das propriedades do licor;
- a otimização do processo de regeneração do licor;
- o aumento da disponibilidade da planta;
- ser virtualmente livre de custos de operação e manutenção;
- ter fácil retrofit, sem parada do processo.
Medição de vazão mássica de papel reciclado
O processamento do papel reciclado envolve o cozimento do papel para recuperação da lignina. Para controlar a quantidade de papel destinado ao processo de cozimento, uma balança radiométrica é utilizada para a medição.
Ela mede a vazão de forma sem contato e não intrusiva, sem nenhuma parte móvel. Instalações são possíveis em todos os tipos de transportadores como, por exemplo, dos tipos esteira, corrente, canecas e rosca. A medição é altamente precisa e com alta repetibilidade, além de não necessitar de recalibração.
Os benefícios destes processos são:
- a medição sem contato irradiando o papel com radiação gama;
- a alta repetibilidade;
- não necessita de recalibrações frequentes;
- é livre de manutenções;
- por ser uma medição virtual, não há custos de operação.
Viu só como os sistemas radiométricos têm papel fundamental na indústria de papel e celulose?
Não precisa ter receios! Com fornecedor e suporte certos, você com certeza encontrará a solução ideal e totalmente personalizada para as suas necessidades.
Não esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro desse e de outros assuntos.
.