Se você está inserido na indústria alimentícia, deve saber que, para qualquer tipo de processamento industrial que envolva alimentos, deve ter como requisito essencial a manutenção recorrente dos processos de higienização e sanitização para que a segurança dos alimentos seja garantida.
Mas você sabe os motivos pelos quais essa higienização é tão vital para o setor alimentício?
Continue lendo e saiba mais!
Qual a importância de manter um ambiente higienizado e sanitizado na indústria alimentícia?
Para que o produto final chegue ao consumidor de forma segura, sem que apresente riscos à sua saúde, é essencial que programas de sanitização e higienização industrial bem elaborados sejam adotados.
Assim, a sua empresa se livra de problemas que podem sujar a sua imagem, como recalls de produtos contaminados, por exemplo.
Quando as boas práticas de higienização e sanitização industrial são aplicadas, a carga de micróbios vindos de resíduos presentes em equipamentos, superfícies e ambientes será bem baixa, de modo que não haja a recontaminação tanto deles quanto dos produtos que irão chegar ao consumidor final.
Quais produtos são utilizados na indústria alimentícia para a higienização e sanitização?
No caso de uma simples limpeza ou de um processo de higienização, dependendo das necessidades que você tenha, podem ser usados desde técnicas mecânicas com água, vassouras e semelhantes até agentes químicos, como detergentes específicos.
Já na sanitização são utilizados desinfetantes ou sanitizadores específicos para realizar a descontaminação de agentes remanescentes que estão aderidos em superfícies.
Os dois processos são complementares, já que, para a sanitização poder ser bem feita, a higienização prévia é essencial!
Podem ser usados diversos químicos nestes dois processos, como tensoativos, polifosfatos, sequestrantes, agentes de suspensão, antiespumantes, abrasivos, ácidos, desinfetante e por aí vai. Tudo depende do tipo de limpeza que o seu processo demandará.
Poeira em silos e Atmosferas Explosivas
Na indústria alimentícia, é comum a presença de poeira de grãos na atmosfera do ambiente. E se ela não for eliminada, pode gerar uma Atmosfera Explosiva, o que é algo de extrema periculosidade.
Antes de entrar mais a fundo sobre ela, é preciso saber o que significa. Veja:
Área Classificada é o local onde uma Atmosfera Explosiva está ou pode estar presente, de modo que sejam necessárias precauções especiais para a construção, instalação e utilização de equipamentos apropriados.
Com o desenvolvimento de um estudo sobre classificação de áreas de uma indústria, é verifica-se a possibilidade de existência ou formação de uma Atmosfera Explosiva.
Para que uma área possa ser classificada como contendo uma Atmosfera Explosiva, é necessário determinar o grau de risco em função da fonte geradora, levando em consideração a frequência e duração da liberação da mistura no ar.
E o que é uma Atmosfera Explosiva?
Atmosfera Explosiva é a mistura de substâncias inflamáveis com o ar, em condições atmosféricas que podem surgir na forma de gases, vapores, névoas ou poeiras e que, em contato com alguma fonte de ignição, ocorre a combustão.
Resumindo: é uma área em que podem ocorrer explosões!
E para que ocorra uma explosão, é necessário a combinação de três elementos:
- Fonte de ignição: faíscas elétricas ou temperaturas muito elevadas;
- Comburente: neste caso, é o oxigênio (como o ar é composto por oxigênio, então este elemento está presente em toda parte);
- Substância inflamável ou combustível: gás, vapor, poeira combustível e fibra combustível.
Em um ambiente industrial que possua Atmosfera Explosiva, existe, naturalmente, a presença dos comburentes e substâncias inflamáveis/combustíveis. Se uma simples faísca elétrica surgir, os três elementos reagem e acontece a explosão.
E é daí que surgiu a necessidade de criar normas e equipamentos específicos para que pessoas possam trabalhar nessas áreas perigosas.
Quais os riscos da presença de poeira em silos?
A poeira de grãos é formada por uma mistura de matérias orgânicas e inorgânicas. Apesar de qualquer poeira de grãos ser considerada perigosa, a do milho é considerada uma das mais perigosas, pelo fato de ser considerado um dos grãos mais voláteis que existem.
O acúmulo de poeira nos elevadores, pisos, paredes e equipamentos apresentam grandes riscos de incêndios, o que acontece só quando os grãos são aquecidos ao ponto de liberar gases combustíveis. Se houver a presença de alguma fonte de ignição no local, pode causar uma explosão e incêndios.
Uma explosão causada por poeira em silos pode gerar prejuízos irreversíveis ao patrimônio, como paradas de planta não programada e até perda de funcionários, seja pela morte ou por ficarem permanentemente incapazes de trabalhar após o acidente.
A Atmosfera Explosiva em silos, assim como as fontes de ignição presentes, deve ser controlada para que acidentes sejam evitados.
Esperamos que você tenha entendido a importância de manter um ambiente livre de riscos, tanto visíveis quanto invisíveis na indústria alimentícia!
As leis estão aí para serem seguidas à risca. Assim, você evita que acidentes de trabalho possam ocorrer, o que acarretaria em prejuízos humanos, materiais e ao meio ambiente.
A Segurança do Trabalho é fundamental para que não haja riscos no seu ambiente de trabalho!
Não esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro desse e de outros assuntos.
Obrigado pela leitura do nosso material e até a próxima!
FONTES
- Mais de 35 anos de experiência em automação e controle de processos.
- Mais de 13 mil horas de engenharia de aplicação on-site.
- Mais de 5000 soluções de instrumentação desenvolvidas.
.