Se você trabalha com fontes radioativas ou está considerando trabalhar com elas, é importante saber que precisa ficar atento aos cuidados fundamentais a serem tomados! Um deles é a blindagem de fontes radioativas.
O medo vem da falta de conhecimento, então é perfeitamente normal que você tenha receio quando escuta algo relacionado à radiação.
De fato, a radiação precisa ser tratada com cautela. Uma exposição à níveis excessivos pode causar danos celulares e até a morte, mas são casos que dificilmente acontecem, já que a legislação brasileira é bem rígida quando se trata de Radioproteção dentro da Segurança do Trabalho.
Entenda de uma vez por todas que se as normas da radioproteção forem seguidas você estará mais exposto à radiação quando voar de avião do que trabalhando ao lado de um instrumento radiométrico!
Dentro da Radioproteção, existem três fatores extremamente importantes se você deseja trabalhar com fontes radioativas:
- Tempo de exposição à fontes radioativas
- Distância das fontes radioativas
- Blindagem de fontes radioativas
Esses três fatores normalmente andam juntos, mas existem aplicações em que você não consegue trabalhar com todos eles.
E o que é a blindagem de fontes radioativas?
As pessoas que trabalham com fontes ou geradores de radiação ionizante devem dispor de procedimentos técnicos bem elaborados de modo que o objetivo da tarefa seja concretizado e sua segurança esteja garantida contra exposições desnecessárias ou acidentais.
Em certas situações, principalmente quando se opera com fontes intensas ou níveis elevados de radiação, além de colimadores, aventais, labirintos e outros artefatos, é necessário introduzir outro fator de segurança: a blindagem de fontes radioativas.
A blindagem de fontes é todo e qualquer material que seja colocado entre uma fonte radioativa e uma pessoa, objeto ou meio ambiente, a fim de atenuar a quantidade de radiação emitida pela fonte.
A escolha do material de blindagem depende do tipo de radiação, atividade da fonte e da taxa de dose que é aceitável fora do material de blindagem.
É importante que todo IOE (Indivíduo Ocupacionalmente Exposto) que vai trabalhar com fontes radioativas seja treinado, dosimetrado, conheça os riscos, os equipamentos e os tipos de radiação ionizante que existem para que utilize o tempo, a distância e a blindagem das fontes ao seu favor no momento em que for monitorar as doses de radiação.
A radiação acarreta diversos efeitos biológicos aos indivíduos expostos a ela de acordo com a dose e a forma de resposta.
Por isso, a melhor forma de evitar os efeitos da radiação ionizante no ambiente de trabalho é através de um Serviço de Radioproteção bem preparado.
Se sua equipe tem IOEs (Indivíduos Ocupacionalmente Expostos) é necessário estabelecer um Plano de Radioproteção detalhado e eficiente para que todos os profissionais expostos à radiação tenham a proteção adequada de acordo com as normas da CNEN.
Também é possível contratar empresas especializadas em Radioproteção para cuidar da proteção radiológica da sua empresa ou da empresa que você trabalha.
Não esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro desse e de outros assuntos.
FONTES
- Mais de 10 anos de experiência em Segurança do Trabalho junto às maiores indústrias do Brasil.
- Mais de 3 mil horas executando serviços de Radioproteção.
- Mais de 200 clientes atendidos em todo país.
.