O principal objetivo da Medição de Nível é manter o controle do processo produtivo seja em volume ou peso. Se a sua medição é eficiente, você terá como resultado um maior rendimento da produção, pois os processos serão feitos sem interrupções.
Existem três métodos básicos para a Medição de Nível e são eles o Método de Medição Direta, Método de Medição Descontínua e o Método de Medição Indireta.
- Método de Medição Direta é a medição que se faz tendo como referência a posição do plano superior da substância medida.
- Método de Medição Descontínua está voltado para a medição que indica apenas quando o nível atinge certos pontos preestabelecidos.
- Método da Medição Indireta é o tipo de medição que se faz para determinar o nível em função de uma segunda variável.
A tecnologia RF Admitância, foi uma das únicas grandes novidade e pode ser a solução para os principais problemas de Medição de Nível!
Se você trabalha com Instrumentação ou Automação Industrial e quer saber mais detalhes sobre a RF Admitância e seus benefícios para a Medição de Nível, recomendamos fortemente o download gratuito do eBook A Tecnologia de Medição de Nível Ideal para os Processos Mais Desafiadores.
Para baixar, é só clicar na imagem abaixo:
A Medição de Nível trabalha com a avaliação do estoque de reservatórios e o controle dos processos pontuais ou contínuos em que existam volumes líquidos ou sólidos, de acumulação temporária, amortecimento, mistura, resistência etc.
Os quatro principais desafios da Medição de Nível são a Incrustação, a Espuma, o Pó em Suspensão e as Interfaces Complexas.
Cada um possui as suas particularidades que podem afetar a precisão da Medição de Nível.
Além disso, os instrumentos de Medição de Nível ainda devem lidar com outras condições de processo bastante severas como abrasão, choque mecânico, arraste, vácuo, pressão e variações de composições.
A tecnologia RF Admitância é, sem dúvidas, uma das mais eficientes para a superação destes desafios na Medição de Nível.
A RF Admitância utiliza um sinal de radiofrequência (RF) para, caso ocorra alguma espécie de interferência, indicar a real presença ou ausência de produto, nível e volume que está em contato com o elemento sensor da Chave ou Transmissor de Nível.
A tecnologia RF Admitância é imune à Corrente Resistiva causada pela Incrustação, Espuma, Pó em Suspensão e, em aplicações mais nobres, desde que exista diferença de condutividade entre as fases de 1/100, as Interfaces Complexas também poderão ser devidamente medidas.
A confiabilidade desta tecnologia é altíssima, independentemente se o desafio do processo de Medição de Nível é de medição pontual ou contínua.
Você agora já sabe qual é a importância da Medição de Nível em uma operação, sabe dos desafios e problemas diários que enfrenta com a sua instrumentação e agora também já sabe como resolver isso!
A otimização de custos em função da produtividade está fazendo todas as indústrias de pequeno, médio e grande porte aderirem aos instrumentos que utilizam tecnologias de Automação e Instrumentação Industrial em seus instrumentos.
Chegou o momento de dar um upgrade na operação em que você trabalha. Se não é você quem toma a decisão final, converse com o seu gestor e o ajude a dar um basta nas cobranças em relação à perda de produtividade da sua planta.
O próximo passo é buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudar vocês a enfrentarem o seu problema de medição de nível mais específico.
Esperamos que a partir de agora você tenha total segurança das tecnologias mais adequadas aos processos que envolvem incrustação, espuma, pó em suspensão e interfaces complexas.
Esperamos também que a partir de agora você tenha segurança para tratar de assuntos relacionados à Medição de Nível e também falar acerca das tecnologias mais adequadas para os desafios enfrentados nas instalações da mais diversas indústrias.
Não esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro desse e de outros assuntos.
Obrigado pela leitura de todo esse material e até a próxima!
FONTES
- Mais de 35 anos de experiência em automação e controle de processos.
- Mais de 13 mil horas de engenharia de aplicação on-site.
- Mais de 5000 soluções de instrumentação desenvolvidas.
- SENAI. Automação: Fundamentos de Instrumentação.
- FRANCHI, C. L. Instrumentação de Processos Industriais: Princípios e Aplicações.
- SENAI. Programa de Certificação Pessoal de Instrumentação Básico.
.