Entenda de uma vez por todas o conceito, os objetivos e a importância da segurança do trabalho no cotidiano das instituições brasileiras.
Sabemos que muitas vezes o ambiente de trabalho pode ocasionar diversos riscos aos trabalhadores. Entre elas, podemos destacar a radiação, o contato com agentes biológicos, eletricidade, máquinas e equipamentos, incêndios, armazenamento e transporte de materiais, manuseio de produtos perigosos e ferramentas manuais.
A segurança do trabalho vem justamente para assegurar ao trabalhador e a empresa os fatores de risco ocupacionais. Ela é a ciência que estuda e estabelece medidas voltadas para a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho em decorrência dos fatores de risco ocupacionais específicos de cada atividade.
Ela tem o dever de sempre manter e buscar melhorias nas condições e ambientes de trabalho, priorizando suas medidas e ações preventivas para, quem sabe, num futuro não muito distante, tornar as relações de trabalho e produtividade inteiramente saudáveis.
Breve histórico da segurança do trabalho no Brasil
Hoje, temos uma grande valorização da segurança do trabalho no ambiente laboral. Porém, antigamente, empregados e empregadores tinham pouca ou nenhuma preocupação com a segurança de suas atividades.
No Brasil, por exemplo, uma mudança significativa foi o surgimento da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), legislação que na época contribuiu para a delimitação dos deveres e responsabilidades de empregado e empregador.
Com o fortalecimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o trabalhador passou a ter mais garantias e a quem recorrer em caso de acidentes de trabalho.
Além disso, aliado aos avanços regulatórios, a própria ciência, parceira da segurança do trabalho, serviu de suas descobertas para prevenir e alertar de grandes problemas no ambiente de trabalho. É o caso da contaminação por amianto e mercúrio, marcos na defesa da saúde do trabalhador.
Com isso, finalmente chegamos à regulamentação das profissões ligadas à segurança do trabalho através de sua inserção ao rol da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). A partir disso, foi definido o que se entende sobre este tipo de ocupação.
Mas, a história da segurança do trabalho ainda está em construção. Afinal, o mercado e as indústrias buscam cada vez mais uma forma de promover um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo.
O que é segurança do trabalho?
Para boa parte da normativa, segurança do trabalho é uma ocupação atrelada ao conceito de SST (Segurança e Saúde do Trabalho). Trata-se de procedimentos e metodologias legalmente estabelecidas aos empregados e empregadores que, quando aplicadas corretamente, minimizam ou eliminam a ocorrência de acidentes de trabalho, bem como agravos à saúde do trabalhador.
Já quanto à segurança do trabalho entendida como uma ciência, temos um conceito mais amplo. Ela é uma ciência que estuda, cria, estabelece e controla medidas preventivas para o benefício da saúde do trabalhador e, especialmente, ações contra acidentes no trabalho em decorrência dos fatores de risco ocupacional específicos de cada atividade.
Portanto, como uma ciência, ela atua de diversas maneiras dentro de uma empresa.
A segurança do trabalho tem uma busca constante no sentido de adequar o ambiente de trabalho ao trabalhador. Desse modo, para adaptar um profissional ao risco exigido para a sua atividade ocupacional, são desenvolvidas ações técnicas, administrativas e médicas.
Destacamos as seguintes ações a cargo do departamento, setor ou, simplesmente, ao profissional de segurança do trabalho:
- Estudar a legislação de segurança do trabalho (normas técnicas e responsabilidades do empregador e dos empregados perante a causa segurança);
- Analisar o ambiente de trabalho de modo amplo, sem se restringir a uma atividade específica;
- Analisar as causas de acidentes de trabalho e aplicar medidas preventivas;
- Realizar palestras e treinamentos voltados à segurança do trabalho;
- Demonstrar a importância da aplicação de EPCs;
- Demonstrar a importância da aplicação de EPIs;
- Avaliar constantemente ações e resultados implementados;
- Corrigir ou ajustar, sempre que necessário, os métodos utilizados;
- Manter as boas práticas de segurança do trabalho;
- Estabelecer ações à medicina do trabalho;
- Propiciar exames médicos do PCMSO;
- Avaliar constantemente as causas de doença do trabalho;
- Sugerir medidas corretivas;
- Acompanhar a saúde psicológica do trabalhador;
- Propiciar a vacinação de acordo com o risco da função, quando necessário;
- Registrar e manter atualizados os dados de segurança do trabalho de acordo com as normas vigentes.
Qual a importância da segurança do trabalho?
A importância de uma ciência ou atividade é difícil de calcular. Quando falamos de uma área que evita acidentes e salva vidas, como é o caso da segurança do trabalho, é ainda mais complicado estabelecer algum parâmetro.
Graças ao crescimento e a consequente formação de uma verdadeira cultura de segurança laboral, é possível estabelecer alguns pontos em que a segurança do trabalho é crucial.
Dificilmente você vai encontrar um profissional da indústria que nunca participou de uma palestra sobre prevenção de acidentes de trabalho, uso adequado do EPI, integração etc.
Se considerarmos os exames admissional e demissional como medidas vinculadas à segurança do trabalho, temos 100% dos trabalhadores impactados por ela de alguma maneira.
Logo, investir na segurança dos funcionários é bom tanto para o empregado como para o empregador.
Seguindo esse raciocínio, a importância da segurança do trabalho reside em dois aspectos fundamentais: organização do ambiente e prevenção de acidentes.
Organização do ambiente de trabalho
A segurança do trabalho possibilita a realização de um trabalho mais organizado. Isso leva não somente a evitar acidentes, mas também, ao aumento da produtividade da empresa.
A organização do ambiente de trabalho deixa o clima mais agradável e com certeza todos os colaboradores vão render e produzir mais. Inclusive, estudos apontam que o rendimento de um funcionário é maior quando seu ambiente de trabalho é seguro e organizado.
Outro aspecto que melhora o ambiente é a relação entre empregados e empregadores, já que ela estabelece um comprometimento mútuo fundamental para os objetivos de cada um dentro de suas respectivas atividades.
Prevenção de acidentes de trabalho
Prevenção de acidentes é a função primordial da segurança do trabalho. Através da implementação de medidas preventivas é possível reduzir e finalmente eliminar a ocorrência de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Afinal, o que ganha uma empresa investindo em segurança do trabalho?
Vivemos em um contexto no qual os valores devem ser empregados de maneira objetiva e eficaz. A mentalidade de alguns empresários ainda não se voltou para a importância da segurança no meio ambiente de trabalho. Muitos ainda colocam o investimento em segurança na tabela de gastos. É um erro comum, mas em franco declínio.
Tocar no bolso desses empresários é uma boa forma de convencê-los.
Apontamos agora alguns motivos para você demonstrar para qualquer pessoa a importância da segurança do trabalho.
Investir nela significa:
- Reduzir gastos com acidentes de trabalho;
- Reduzir gastos com afastamentos causados por doenças ocupacionais;
- Reduzir gastos com contratação de mão de obra temporária ou permanente para suprir a vaga do trabalhador acidentado;
- Reduzir prejuízo material, pois em muitos casos de acidentes o maquinário pode ser danificado;
- Reduzir gastos com reabilitação do trabalhador;
- Reduzir gastos com indenizações e com ações na trabalhistas;
- Reduzir gastos com indenizações ambientais.
Todos os fatores sobre segurança do trabalho apresentados ressoam em outro aspecto de suma importância de uma empresa: a responsabilidade social.
Cada dia mais a sociedade pune severamente as instituições que não apresentam uma conduta de respeito aos seus funcionários. As empresas são boicotadas pelos consumidores quando desprezam a segurança de seus contratados.
Definitivamente, quem não implementa conscientemente medidas de segurança do trabalho na sua empresa é desprezado pelo grande público e perde muito dinheiro.
Mas efetivamente onde a segurança do trabalho está? Onde ela pode ser aplicada?
Ela pode ser aplicada a todos os segmentos. Em menor ou maior grau, cada atividade tem seus riscos.
Os acidentes de trabalho variam de pequenos cortes, problemas psicológicos e até mesmo a contaminação por radiação.
Por exemplo, a Radioproteção é uma área específica aliada à segurança na indústria.
No segmento Offshore, a Radioproteção pode ser fundamental.
Conclusão
Quando a atenção da segurança do trabalho está direcionada para à Radioproteção de uma empresa, um dos vilões pode ser a radiação ionizante, muito comum na indústria offshore.
Esse tipo de radiação acarreta diversos efeitos biológicos aos indivíduos expostos a ela. Por isso, a melhor forma de evitar os efeitos estocásticos e determinísticos da radiação ionizante no ambiente de trabalho é através de um serviço de Radioproteção bem preparado.
Se sua equipe tem IOEs (Indivíduos Ocupacionalmente Expostos), é necessário estabelecer um plano de Radioproteção detalhado e eficiente para que todos os profissionais expostos à radiação tenham a proteção adequada de acordo com as normas da CNEN.
Também é possível contratar empresas especializadas em Radioproteção para cuidar da proteção radiológica da sua empresa ou da empresa em que você trabalha.
Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre segurança do trabalho.
Não esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro desse e de outros assuntos.
FONTES
- Mais de 10 anos de experiência em Segurança do Trabalho junto às maiores indústrias do Brasil.
- Mais de 3 mil horas executando serviços de Radioproteção.
- Mais de 200 clientes atendidos em todo país.
- CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear
- Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
- IAEA – International Atomic Energy Agency
- UNEP – United Environment Programme
- UNSCEAR – United Nations Scientific Committee on the Effects of Atomic Radiation
- IRD – Instituto de Radioproteção e Dosimetria
- Associação Brasileira de Energia Nuclear
.