Existem diversos riscos para quem trabalha embarcado em ativos Offshore (ou, mais comumente chamados plataformas de petróleo) e um deles é o mais evidente, e o que causa mais receios nos trabalhadores: incêndios. Afinal de contas, o trabalho nesses lugares envolve materiais altamente inflamáveis. E nesse post vamos dar dicas para lidar com os incêndios em plataformas de petróleo Offshore.
O agravante é que os incêndios ou explosões que vamos tratar não acontecem em terra firme, mas sim em alto mar.
A tripulação deve estar preparada para combater incêndios sem o auxílio externo de órgãos especializados de apoio. A melhor forma de apagar um incêndio é adotando medidas preventivas no ativo Offshore.
Existem algumas dicas de ouro para evitar que ocorram incêndios em plataformas de petróleo Offshore:
- Evitar o acúmulo de óleos, graxas e combustíveis em porões, assim como sobre instrumentos elétricos e equipamentos que trabalham com alta temperatura;
- Evitar guardar panos e trapos em cantos e próximos de equipamentos elétricos;
- Não operar equipamentos elétricos em que estejam sobrecarregados;
- Evitar o uso de produtos químicos e inflamáveis próximos a equipamentos elétricos em funcionamento e em locais que operam com alta temperatura;
- Não guardar óleos usados para fritura no forno da cozinha;
- Nunca soldar ou cortar materiais sem a presença de uma pessoa de apoio com extintor de incêndio adequado.
Implementar práticas de prevenção básicas como essas é dever de todo profissional de segurança do trabalho responsável. São procedimentos que devem ser adotados nas atividades diárias de todos a bordo.
Sempre que você vai embarcar em uma plataforma de petróleo, um briefing completo de procedimentos e cuidados é passado para você. Essas medidas existem por uma razão de segurança e devem ser postas em prática.
Procedimentos de emergência são necessários para atendimento a casos de acidentes ou qualquer outra situação inesperada que atente contra a vida dos tripulantes, passageiros ou da própria embarcação.
Geralmente, um acidente ou emergência pode ser resolvido rapidamente se as medidas adequadas forem executadas nos primeiros instantes.
Quando a atenção da Segurança do Trabalho está direcionada para à Radioproteção de um empresa, um dos vilões pode ser a radiação ionizante, muito comum na indústria Offshore.
Esse tipo de radiação acarreta diversos efeitos biológicos aos indivíduos expostos a ela.
Por isso, a melhor forma de evitar os efeitos estocásticos e determinísticos da radiação ionizante no ambiente de trabalho é através de um Serviço de Radioproteção bem preparado.
Se sua equipe tem IOEs (Indivíduos Ocupacionalmente Expostos) é necessário estabelecer um Plano de Radioproteção detalhado e eficiente para que todos os profissionais expostos à radiação tenham a proteção adequada de acordo com as normas da CNEN.
Também é possível contratar empresas especializadas em Radioproteção para cuidar da proteção radiológica da sua empresa ou da empresa que você trabalha.
Não esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro desse e de outros assuntos.
FONTES
- Mais de 10 anos de experiência em Segurança do Trabalho junto às maiores indústrias do Brasil.
- Mais de 3 mil horas executando serviços de Radioproteção.
- Mais de 200 clientes atendidos em todo país.
.