Apontado por estudiosos desse tema como um dos setores mais importantes nas indústrias, o Chão de Fábrica, também conhecido como setor produtivo, desempenha a verdadeira função final na atividade industrial.
Geralmente, tem como metas a otimização do tempo de produção, a redução de custos no emprego de insumos e equipamentos no processo e, por fim, a entrega de um produto de qualidade ao seu cliente final.
E, é nesse cenário que entra a importância da comunicação entre almoxarifado e o chão de fábrica!
E qual a importância da comunicação entre o Almoxarifado e o Chão de Fábrica?
O Almoxarifado é o local destinado à armazenagem dos equipamentos ou insumos que aguardam a sua necessidade de uso. Diante disso, surge a importância da comunicação entre essas duas áreas, pois suas atividades são interligadas e precisam de interação para ocorrer.
Por exemplo: o setor produtivo, ao realizar uma solicitação de compra de determinado insumo ou equipamento, precisa se certificar que os part numbers cadastrados estão corretos.
Caso contrário, a compra ocorrerá de forma errada e isso acabará comprometendo o desenvolvimento da produção e ocasionando perda desnecessária da verba empregada.
Outros dois pontos também são importantes:
- Manutenção Programada: sempre que houver uma parada geral e for necessário a utilização de itens de estoque, essa comunicação precisa acontecer com antecedência entre os setores, para que os equipamentos estejam disponíveis no momento necessário para a utilização.
- Notificação de status: o setor produtivo solicita um equipamento ao almoxarifado, que entra em contato com o setor de compras. Informações muito importantes como datas de entrega e recebimento precisam estar alinhadas de forma clara, para que não haja atrasos na entrega final do projeto.
Por isso, não devemos negligenciá-la ainda mais em um dos setores de suma importância dentro uma organização!
Ter somente o equipamento correto em suas aplicações não é o bastante para trazer o resultado esperado se há ruído na comunicação entre as partes!
Chegou o momento de dar um upgrade na operação em que você trabalha. Se você não é o responsável final pela decisão, converse com o seu gestor e ajude-o a dar um basta nas cobranças em relação a baixa produtividade da sua planta.
O próximo passo é buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudar a você a encontrar as melhores soluções para aumentar a eficiência do seu processo.
Não esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro desse e de outros assuntos.
Obrigado pela leitura do nosso material e até a próxima!
FONTES
- Mais de 35 anos de experiência em automação e controle de processos.
- Mais de 13 mil horas de engenharia de aplicação on-site.
- Mais de 5000 soluções de instrumentação desenvolvidas.
.