Você que trabalha na indústria com certeza sabe quais são os ambientes em que existe o risco de explosões, certo? Mas você já ouviu falar de uma Atmosfera Explosiva? Se quer saber mais sobre o assunto, esse post é para você!
Área Classificada e o local em que uma Atmosfera Explosiva está ou pode estar presente, de modo que sejam necessárias precauções especiais para a construção, instalação e utilização de equipamentos apropriados.
Com o desenvolvimento de um estudo de classificação de áreas de uma indústria, verifica-se a possibilidade de existência ou formação de uma atmosfera explosiva.
Para que uma área possa ser classificada como contendo uma Atmosfera Explosiva, é necessário determinar o grau de risco em função da fonte geradora, levando em consideração a frequência e duração da liberação da mistura no ar.
Cada fonte de risco deve ser classificada de acordo com seu grau, podendo ser contínuo, primário ou secundário.
ZONA 0 ou 20 – local onde a mistura (gases/vapores ou poeira) inflamável/explosiva existe por longos períodos, sendo gerada, normalmente, por fonte de risco de grau contínuo.
ZONA 1 ou 21 – local onde a mistura (gases/vapores ou poeira) inflamável/explosiva é provável de acontecer em condições normais de operação do equipamento de processo, sendo gerada, normalmente, por fonte de risco de grau primário.
ZONA 2 ou 22 – local onde a ocorrência de mistura (gases/vapores ou poeira) inflamável/explosiva é pouco provável de acontecer e se acontecer é por curtos períodos, sendo gerada normalmente por fonte de risco de grau secundário.
E o que é uma Atmosfera Explosiva?
Atmosfera Explosiva é a mistura com o ar, em condições atmosféricas, de substâncias inflamáveis, que podem surgir na forma de gases, vapores, névoas ou poeiras e que, em contato com alguma fonte de ignição, ocorra a combustão.
Para que ocorra uma explosão é necessário a combinação de três elementos:
- Fonte de ignição: faíscas elétricas ou temperaturas muito elevadas;
- Comburente: neste caso, é o oxigênio (como o ar é composto por oxigênio, então este elemento está presente em toda parte);
- Substância inflamável ou combustível: gás, vapor, poeira combustível e fibra combustível.
Em um ambiente industrial que possua Atmosfera Explosiva, existe, naturalmente, a presença dos comburentes e substâncias inflamáveis/combustíveis.
Se uma simples faísca elétrica surgir, os três elementos reagem e acontece a explosão. É daí que é necessário criar normas e equipamentos específicos para que pessoas possam trabalhar nessas áreas.
Veja abaixo alguns lugares que têm potencial para se tornarem Áreas Explosivas:
Pelo vazamento de gases e vapores:
- Postos de gasolina;
- Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo;
- Comércio;
- Hospitais;
- Estações de tratamento de esgoto;
- Galerias de concessionárias;
- Condomínios.
Por poeiras combustíveis:
- Indústrias alimentícias;
- Farmacêuticas;
- Carvão;
- Madeira;
- Cervejarias;
- Moinhos.
Por fibras combustíveis:
- Indústrias Têxteis;
- Papel e celulose;
- Cereal.
Em ambientes industriais que possuam Atmosfera Explosiva, exige-se o uso de equipamentos certificados pelos trabalhadores que estejam no ambiente. Essa certificação assegura que uma possível faísca gerada não cause uma explosão.
Nas indústrias existem vários ambientes que exigem diferentes tipos de segurança. Eles são chamados de métodos de proteção e são classificados em:
- Pressurizado;
- Imersos em óleo;
- Imersos em areia;
- Encapsulados;
- Segurança aumentada;
- Prova de explosão;
- Segurança intrínseca.
As leis estão aí para serem seguidas à risca. Assim, você evita que acidentes de trabalho possam ocorrer, o que acarretaria em prejuízos humanos, materiais e ao meio ambiente.
A Segurança do Trabalho é fundamental para que não haja riscos no seu meio ambiente de trabalho!
Não esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro desse e de outros assuntos.
Obrigado pela leitura do nosso material e até a próxima!
FONTES
- Mais de 35 anos de experiência em automação e controle de processos.
- Mais de 13 mil horas de engenharia de aplicação on-site.
- Mais de 5000 soluções de instrumentação desenvolvidas.
.