A indústria petrolífera é uma das mais importantes do mundo, já que a demanda e a dependência do petróleo é praticamente universal, seja para alimentar e gerar energia ou promover a locomoção de pessoas e materiais ao redor do planeta. Mas você sabe o que são os ativos Offshore?
O que são ativos Offshore?
Ativos Offshore são as plataformas petrolíferas em alto mar. É nelas que ocorre a extração de petróleo no oceano. Geralmente estão localizadas em áreas marítimas com grande profundidade e com reservas abundantes de petróleo.
A construção delas, no entanto, é feita em terra firme para posteriormente serem içadas ou ficarem flutuando sobre o local de extração do petróleo, dependendo do tipo da plataforma.
Antes da construção e da instalação é necessário que um estudo seja realizado na área escolhida, uma vez que os custos de construção de ativos Offshore são altos. É importante atentar para fatores de riscos, como os ambientais, por exemplo.
Quais são os tipos de ativos Offshore?
A gente fala muito em dois tipos aqui no blog:
- Plataformas fixas: as plataformas fixas são projetadas para receber todos os equipamentos de perfuração, estocagem de materiais, alojamento de funcionários, assim como todas as instalações necessárias para a produção dos poços. Não têm capacidade de estocagem de petróleo ou gás, que precisam ser enviados para o continente através de oleodutos e gasodutos.
- Sistemas flutuantes de produção (FPS – Floating Production Systems): são navios, em geral de grande porte, com capacidade para produzir, processar armazenar petróleo e gás natural, estando ancorados em um local definido.
Quais as condições do trabalhador em ativos Offshore?
O profissional geralmente fica dias – ou até meses – embarcado, o que pode ser muito exaustivo, já que ele fica afastado da família e amigos por uma grande quantidade de tempo.
O ritmo de trabalho offshore geralmente se baseia por vários dias, ou meses, seguidos com o profissional embarcado na plataforma. O trabalho em um plataforma offshore pode exigir muito do profissional, já que ele deverá ficar afastado da família por um tempo considerável, o que pode gerar potenciais danos psicológicos a longo prazo.
Quais são os riscos de se trabalhar em ativos Offshore?
O trabalho em ativos Offshore é uma experiência que pode ser bem proveitosa. Contudo, existem riscos!
Você sabe, durante os dias que se está embarcado, diversas intercorrências no meio ambiente de trabalho podem acontecer.
- É muito importante o uso adequado dos EPIs;
- Ficar atento com potenciais focos de incêndio e saber como lidar com ele caso aconteça;
- Dar mais atenção aos riscos radiológicos, que muitas vezes são negligenciados.
- Equipamentos eletrônicos são proibidos, a não ser com autorização prévia.
- É importante também ficar atento para não se queimar por conta da incidência solar.
- Manter um bom relacionamento a bordo.
- A utilização do briefing de emergências a bordo é fundamental.
Procedimentos de emergência são necessários para atendimento em casos de acidentes ou qualquer outra situação inesperada que atente contra a vida dos tripulantes, passageiros ou da própria embarcação.
Geralmente, um acidente ou emergência pode ser resolvido rapidamente se as medidas adequadas forem executadas nos primeiros instantes!
É importante destacar, entre esses pontos, a negligência com a Radioproteção nos ativos Offshore, que pode gerar riscos envolvendo a radiação ionizante.
Esse tipo de radiação acarreta diversos efeitos biológicos aos indivíduos expostos a ela.
Por isso, a melhor forma de evitar os efeitos da radiação ionizante no ambiente de trabalho é através de um Serviço de Radioproteção bem preparado.
Se sua equipe tem IOEs (Indivíduos Ocupacionalmente Expostos) é necessário estabelecer um Plano de Radioproteção detalhado e eficiente para que todos os profissionais expostos à radiação tenham a proteção adequada de acordo com as normas da CNEN.
Também é possível contratar empresas especializadas em Radioproteção para cuidar da proteção radiológica da sua empresa ou da empresa que você trabalha.
Não esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro desse e de outros assuntos.
FONTES
- Mais de 10 anos de experiência em Segurança do Trabalho junto às maiores indústrias do Brasil.
- Mais de 3 mil horas executando serviços de Radioproteção.
- Mais de 200 clientes atendidos em todo país.
.