Aqui no nosso blog, já falamos sobre o profissional de Engenharia, especificamente, o Engenheiro Instrumentista e sobre o Engenheiro de Segurança do Trabalho. Além disso, já falamos sobre a Engenharia como um todo e até sobre a Engenharia de Controle e Automação e a importância dela quando se fala de Instrumentação Industrial. Neste post, trataremos a respeito da Engenharia de Controle e Automação e sobre a formação do profissional nessa área.
Continue lendo e saiba mais!
O que é a Engenharia de Controle e Automação?
A Engenharia de Controle e Automação é a área dentro da engenharia voltada para projetos de máquinas automáticas e controle de processos industriais. Para isso, são utilizados diversos elementos, como os sensores, atuadores, ferramentas de controle e de supervisão, por exemplo, além de outros métodos que utilizem os recursos elétricos, mecânicos e da computação.
O objetivo da Engenharia de Controle e Automação é o de conceber máquinas e sistemas que automatizam processos industriais.
Você já deve compreender o que é a Automação Industrial, mas caso não saiba, ela surgiu para substituir o esforço físico e mental de pessoas em atividades perigosas, repetitivas ou inseguras e, além disso, garantir a máxima qualidade e eficiência dos processos. “Controle” e “Automação”, inclusive, já foram termos que geraram conflitos entre eles, no sentido de qual seria o mais correto.
Automação, é um neologismo originado do inglês “automation”, e está associado ao uso de máquinas eletromecânicas para facilitar o trabalho do ser humano ou estender sua capacidade física e mental.
Já controle, está associado ao uso de equipamentos eletrônicos, também chamados “controladores”, que, sem auxílio humano, cuidem de um sistema para que ele se comporte da maneira desejada.
Alguns exemplos de sistemas de controle e automação são: robôs industriais, linha de montagem de automóveis, casas inteligentes, caldeiras automáticas, refinarias de petróleo, sistemas de controle de nível em reservatórios, etc.
Para quem o curso de Engenharia de Controle e Automação é ideal?
A Engenharia de Controle e Automação é o curso ideal para aqueles que buscam conhecimento amplo na área da Engenharia e gostem de trabalhar com novas tecnologias e processos industriais.
O curso de Engenharia de Controle e Automação dura, em média, 5 anos e é interdisciplinar, formado por matérias dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica, da Computação e Eletrônica, com uma base forte em matemática e física, com matérias como: cálculo, geometria analítica, álgebra linear, mecânica, eletrônica e outras.
O Engenheiro de Controle e Automação projeta, desenvolve e gerencia equipamentos utilizados em processos de produção de diversas áreas da Indústria. Para exercer a profissão, o engenheiro deve, além de ter o diploma de bacharel em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC, deve obter o registro junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) do seu estado.
Além disso, o Engenheiro de Controle e Automação, ao se graduar, deve possuir conhecimentos em Robótica Industrial, Acionamentos Hidráulicos e Pneumáticos, Automação da Manufatura, Mecatrônica e Modelagem de Sistemas Automatizados, entre outros. Seu objetivo é planejar, fabricar e manter máquinas e sistemas automatizados, utilizados em processos de produção na indústria em geral. O Engenheiro de Controle e Automação também pode dar suporte e realizar manutenções em equipamentos já implantado nestes processos.
Quais as principais áreas de atuação de um Engenheiro de Controle e Automação?
Existem diversas atividades que um Engenheiro de Controle e Automação pode exercer, como:
- desenvolvimento de ferramentas e sistemas computacionais;
- projeto e execução de instrumentação, sensores e algoritmos;
- certificação de projetos;
- modelagem, simulação e controle de processos de produção;
- integração de processos;
- estudo de viabilidade técnica e econômica;
- previsão e controle;
- padronização, medição e controle de qualidade;
- elaboração de orçamentos;
- instalação, montagem e reparo de equipamentos.
Pode ser difícil imaginarmos, no cenário atual, algum setor da indústria que não utilize máquinas para automatizar seus processos e torná-los melhores e mais eficientes. Os grandes centros urbanos e pólos industriais possuem a maior concentração de vagas para o Engenheiro de Controle e Automação. Ele pode encontrar oportunidades de emprego em diversos setores industriais, como por exemplo:
- Automotivo;
- Metalúrgico;
- Mineração;
- Eletrônico;
- Petróleo e Gás;
- Alimentício;
- Biomedicina;
- Construção Civil;
- Têxtil, etc.
Qual é a diferença entre Automação Industrial e Instrumentação Industrial?
A Automação Industrial procura oferecer técnicas e formas de diminuir mão-de-obra humana em um processo, gerando, assim, métodos eficazes para substituir o trabalho manual por máquinas ou robótica. Podemos tomar como exemplo a exploração espacial. Já que ainda é muito arriscado enviar um ser humano para realizar esta exploração, é possível enviar robôs, que são controlados aqui da Terra mesmo!
A Instrumentação Industrial, por outro lado, foca em como aperfeiçoar o controle e desempenho de processos industriais, como o aumento de segurança de máquinas e trabalhadores. Um exemplo são os instrumentos utilizados para controle de nível em processos de produção, como as Chaves de Nível e os Transmissores de Nível.
Esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais sobre a área de Engenharia de Controle e Automação!
A otimização de custos em função da produtividade está fazendo todas as indústrias de pequeno, médio e grande porte aderirem a instrumentos que utilizam tecnologias de Automação e Instrumentação Industrial.
É importante buscar um fabricante que realmente esteja comprometido em ajudar você a enfrentar os seus desafios na indústria.
Esperamos que a partir de agora você tenha mais segurança acerca das tecnologias mais adequadas aos seus processos.
Não esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro desse e de outros assuntos.
FONTES
- Mais de 35 anos de experiência em automação e controle de processos.
- Mais de 13 mil horas de engenharia de aplicação on-site.
- Mais de 5000 soluções de instrumentação desenvolvidas.
.