Escolher a carreira em EIA (Elétricas, Instrumentação e Automação) é uma opção muito vantajosa no ramo de Engenharia, Instrumentação e Elétrica. O mercado de trabalho pede cada vez mais profissionais especializados na área. Essa especialidade está muito em alta no mercado de trabalho e a mão de obra qualificada está escassa.
Entenda as vantagens abaixo.
O que é carreira em EIA?
Um especialista em EIA é de suma importância na indústria. O profissional é responsável por diversas funções que fazem o negócio funcionar.
Algumas das atribuições da função são:
- Gerenciamento dos projetos de instrumentação, automação e elétrica, adotando critérios técnicos.
- Seguir padrões determinados pela empresa e a qualidade na entrega dos mesmos.
- Gestão do planejamento de engenharia e execução das atividades de instrumentação, automação e elétrica envolvidas nos projetos.
- Assegurar o controle e gestão das documentação elétrica dos projetos.
- Entender se as normas de regulamentação do país estão sendo respeitadas. Implementação de novas tecnologias.
- Gerenciamento no desenvolvimento dos projetos elétricos: engenharia, design, equipamentos, especificação de materiais, escopo e execução.
- Gerenciando recursos internos e externos para desenvolver procedimentos e políticas relacionadas à EIA, entre outras atribuições.
É necessário que o profissional seja especialista no ramo de Engenharia, Instrumentação e Elétrica para estar de acordo com as necessidades das empresas contratantes.
Quais são as vantagens do mercado de trabalho?
Um especialista em EIA é raro no mercado de trabalho. Muitas empresas buscam um profissional adequado e não encontram. Vagas de emprego ficam abertas por muito tempo até acharem a pessoa ideal para o cargo.
Por outro lado, isso pode ser bom para o profissional. Já que com a grande procura, os salários são valorizados.
Como se especializar sendo da área de Engenharia, Instrumentação e Elétrica?
Existem algumas formas de se especializar na carreira de EIA. O primeiro passo é realizar a graduação em Engenharia Elétrica, que é oferecida em várias universidades particulares e públicas no Brasil.
Após isso, é necessária a realização de cursos técnicos em instrumentação e automação industrial, que é oferecido por diversas escolas e instituições pelo país.
Tornar-se um especialista em Engenharia, Instrumentação e Elétrica é um caminho que pode ser muito rentável ao profissional e todo e qualquer investimento em especializações serão recompensados.
Por que começar agora a especialização em EIA?
Ao longo deste post notamos as diversas vantagens de se seguir em uma carreira EIA. Dentre elas podemos listar:
- A escassez de mão de obra especializada
- A quantidade de vagas no mercado de trabalho
- A boa remuneração do setor
- A importância do profissional de EIA na indústria
- Desenvolvimento e qualificação profissional
Os benefícios de se especializar nesta área de atuação são incontáveis. Com certeza este post ajuda a responder eventuais dúvidas sobre se é mesmo vantajoso seguir na carreira de EIA.
Conclusão
Como podemos observar, se trata de um mercado bastante lucrativo e muito abrangente para o profissional, com muitas oportunidades que podem ser aproveitadas. Além de ser uma especialidade nova no ramo industrial.
.